Barroco

O Barroco se encontra na continuidade do período renascentista, o século XVII caracterizado como o período da “revolução cientifica e da inovação”, mas também por uma constante busca pela verdade escondida, pelo conhecimento dos segredos da natureza. Intelectuais como: Descartes, Galileu, Newton, possibilitando uma visão da realidade da natureza, como a compreendemos hoje em dia.
A arte Barroca partiu da Itália expandindo-se mais tarde por todo o mundo ocidental e pela Europa, os artistas como: Velázquez, Rubens, Rembrandt, Caravaggio entre outros, começaram a desenvolver técnicas de luz e sombra, temas relacionados com o céu e a terra.

Imagem

Imagem

O vestuário também mudou, com todos esses questionamentos, o homem se afasta um pouco da igreja, para viver mais em sociedade.
A roupa feminina perde a gola, usando um decote geralmente quadrado, a saia do vestido é sobreposta por uma outra saia aberta na frente, moldada por armações, espartilhos bem apertados, mangas bufantes com punhos bordados.

Imagem

Imagem

Na corte de Versalhes, por volta do ano 1660, começava a se estabelecer padrões de comportamentos sociais, de etiqueta, mas principalmente no que toca à moda, nomeadamente ao sector masculino, que ao contrario do que é habitual, sofre um avanço bastante mais significativo do que o feminino.

Os homens usavam um tipo de túnica longa, que com o passar dos anos veio a encurtar, camisas ornamentadas, rufo,calças justas, sapatos de saltos pequenos ou botas adornadas, o gibão ampliou-se e alargou-se . A peruca era usada pelos mais nobres, os tecidos mais usados por sua vez eram os veludos, entre outros bastante sofisticados e de grande qualidade.

Imagem

Influencias na moda atual:

Imagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s